top of page
NGC7822_Yizhou_960.jpg

Projetos

As diferentes casas em que minhas pesquisas residem.

A descoberta dos buracos negros

História da ciência do século XX

A descoberta de buracos negros é uma das maiores conquistas da física teórica do século XX. Estes objetos foram considerados pela primeira vez no papel, como uma consequência inevitável da teoria da gravitação de Einstein, muito antes de qualquer evidência observacional que pudessem indicar que estes objetos realmente existiam. Até hoje, buracos negros são uma das previsões mais enigmáticas e contraintuitivas da relatividade geral.  Porém, esta descoberta não aconteceu em uma data específica nem por uma pessoa em particular. O desenvolvimento do conceito moderno de buracos negros se estende por mais de cem anos e foi salpicado de controvérsias e avanços impressionantes. Meu objetivo é entender quando, porque e como os cientistas previram, aceitaram e encontraram buracos negros no espaço.

Aspectos matemáticos da gravitação quântica

Física teórica

A tarefa de unificar a teoria da relatividade geral com as teorias quânticas é desafiadora, para dizer o mínimo. Dentre as muitas sugestões para abordar este problema, a gravitação quântica é um forte candidato. Através desta teoria, investigamos como os efeitos quânticos afetam a geometria do espaço-tempo em pequeníssimas escalas. Em particular regiões onde a gravitação e efeitos quânticos são relevantes, as vizinhanças de singularidades do espaço-tempo. Meu trabalho é verificar os fundamentos matemáticos destes tipos de modelos com diferentes métodos de quantização.

Diversidade na Ciência

História e Ensino das Ciências

Há um consenso nos estudos da ciência que ela é simultaneamente local e universal. Local, pois teorias e práticas carregam marcas do contexto sociocultural onde foram produzidas; universal, pois conhecimentos consensuados pela comunidade transcendem fronteiras e são aceitos por cientistas de regiões e culturas diversas. Mas, qual o papel da diversidade na universalização das práticas, métodos e conhecimentos científicos? Este projeto visa a investigação sobre o papel da diversidade na ciência e história da ciência, para promover reflexões para o ensino, abordando a diversidade associada a perspectivas e abordagens disciplinares, quanto da diversidade associada a marcadores de identidade como gênero, raça e classe.

Esta é uma colaboração recente multi-institucional, com contribuições de professores doutores de várias universidades brasileiras e internacionais. Dentro dele, pesquiso a história da astrofísica e da cosmologia com ênfase nas contribuições de mulheres para o desenvolvimento destas áreas, nas relações entre religião e ciência, dentre outros aspectos conectados à diversidade, em colaboração com pesquisadores da UFBA, UFABC, USP e UFLA.

Lattes_icon_edited.png
kisspng-google-scholar-doctor-of-philosophy-university-goo-development-of-analogs-of-thali
logotipo-do-linkedin_edited.png
logotipo-da-researchgate_edited.png
twitter_edited.png
bottom of page